sexta-feira, 30 de abril de 2010

FORMANDO UM "C"


Minha pesquisa coreográfica em cima da colula vertebral se fez a partir da idéia de aproximação lateral das extremidades. Aproximar a parte cervical da pélvica, a fim de criar assim uma idéia da letra C. Isso com tendo como base um ponto "X "localizado no centro da coluna, podendo assim isolar a parte superior da inferior.
A partir disso, a movimentação se faz restrita e é meu objetivo descobrir formas de locomoção tendo tamanha restrição e sem utilizar intencionalmente a força muscular e o apoio das pernas e dos braços, e sim apenas o" movimento C" (aproximar e afastar) e a musculatura envolvida na própria coluna e abdômen. Essa parte muscular abdominal encontra-se despreparada na maioria das pessoas, uma vez que não estamos habituados a usa-la para locomoção. É um trabalho dificil e processual, uma vez q exige a preparação muscular e o alongamento como meio auxiliar.
Pessoas com escoliose se aproximam da idéia ( foi a partir da imagem de uma pessoa com um grau de escoliose bem avançado que me inspirei para a pesquisa) mas não são a idéia na integra, uma vez que certa aproximação deve ser feita propositalmente, partindo do centro "X" e voltando para a forma de origem.
Pretendo com essa pesquisa descobrir novos estados de organização corporal, uma vez que envolve conscientização corporal e readaptação muscular, e sim, poder ajudar na recuperação de casos de escoliose, assim como na prevenção dos mesmos.

JULIANA GOMES DIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário