sexta-feira, 30 de abril de 2010

COLUNA: UMA SÍNTESE DAS PARTES


COLUNA: UMA SÍNTESE DAS PARTES

Funções da Coluna Vertebral
- Protege a medula espinhal e os nervos espinhais;
- Suporta o peso do corpo;
-Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça;
- Exerce um papel importante na postura e locomoção;
- Serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso;
- Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás e para os -lados e ainda girar sobre seu eixo maior.

Movimentos da Coluna Vertebral
Os movimentos da coluna vertebral são o resultado de pequenos movimentos permitidos entre as vértebras adjacentes. A amplitude de movimento entre duas vértebras depende, fundamentalmente, da altura do disco: quanto mais alto o disco, maior seu grau de compressão e, em conseqüência, maior a amplitude de movimento permitida. A direção do movimento, no entanto, depende particularmente da forma e do plano de orientação das facetas zigoapofisárias. Os fatores limitantes de movimento nas articulações em geral, como os ligamentos e o grau de alongamento dos músculos antagonistas aqui também são importantes. A extraordinária mobilidade da região cervical deve-se à altura dos discos, ao plano de orientação das facetas das zigoapófises e ao número proporcionalmente grande de articulações para um segmento curto da coluna.
A curvatura cervical desenvolve-se à medida que a criança tenta erguer a cabeça - por volta dos 3 meses - e se consolida na época de sentar e do engatinhar; ocasião em que estende a cabeça e o pescoço para olhar para frente.
As curvaturas cervical e lombar são compensatórias da postura ereta assumida pelo ser humano. A cervical suporta o peso da cabeça e alivia, em parte, a ação dos músculos da nuca em manter a extensão da cabeça e do pescoço. Nas mulheres, a curvatura cervical é mais branda e a lombar mais acentuada.
Sinapses: transmissão do impulso nervoso entre células
Um impulso é transmitido de uma célula a outra através das sinapses (do grego synapsis, ação de juntar). A sinapse é uma região de contato muito próximo entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células. Estas células podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares.
Usei esses fundamentos teoricos como base para composição do trabalho avaliativo como obtenção de nota do primeiro bimestre da disciplina composição coreografica ministrada pela professora Rosemeri Rocha. Fazendo uma sintese desses fundamentos, peguei algumas das funcões da coluna como: sustentar, amortecer e transmitir o peso corporal, experiênciei elas no meu corpo e vi que movimentação se dava, percebi que o ato de sustentar, me remetia a relação da sustentação do cranio, e com isso usei um objeto que me lembrase a cabeça e fiz do meu corpo como parte integrada dessa sustentação do objeto. O amorteçer veio a figrura da mola e o movimento cima-baixo, e nesse movimento havia a aceleração e a desaceleração, já a transferencia do peso usei como o corpo todo transferindo esse peso, e que a coluna o ajuda nessa locomoção.
Fazendo uma sintese maior em cima da coluna, peguei a curvatura cervical, e começei a descubriri as possibilidades de movimentos articulares que essa região me proporcionava, e sabendo que a região cervical se forma e se firma quando a criança começa a levantar a cabeça para olhar para frente, fiz que minha movimentação seria influenciada pelo olhar, ele agiria como um guia, me embasei tambem na sinapse, na troca de informação, quando essa troca se mantem numa mesma velocidade e quando ha variação com a influencia de algo, essa mudança de tempo pode ser dada por exemplo por alguma droga que possa deixar mais lento ou mais rapido, com isso coloquei uma contagem regressiva como se fosse a informação indo e vindo, a contagem começava do sete, por causa das sete vertebras que ha na curvatura cervical, que é a area que estava explorando.
CARLOS ALBERTO MENDONÇA JUNIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário