sexta-feira, 30 de abril de 2010

EXPANSÃO E CONTRAÇÃO DA COLUNA


Minha pesquisa sobre a coluna vertebral partiu de suas características e funções, de ser sustentação para o corpo, de sua mobilidade e de suas curvaturas naturais. A partir destas características o processo da pesquisa começou a ser desenvolvido, onde o foco inicial foram as curvaturas naturais da coluna vertebral - concavidades para frente e para trás, que são responsáveis pelo equilíbrio e distribuição do peso corporal.

Dessas curvaturas a pesquisa de movimento surgiu do principio de aproximar e afastar membros superiores e inferiores da coluna/ tronco. A coluna vertebral é o eixo do corpo, onde cada unidade vertebral (ossos) forma um canal por onde passa a medula espinhal. Este canal proporciona uma grande flexibilidade do tronco, possibilitando uma agilidade nos membros, pois ela se ramifica para as extremidades.

Através desta flexibilidade do tronco, Isadora Duncan trás em seus ideais a dança baseada na natureza, e nas manifestações culturais da Grécia Antiga, com movimentos livres encontrando uma relação de que vem de “dentro para fora”, buscando através da contração e expansão do tronco uma expressividade total do corpo.

Fazendo relação com a expansão e contração do tronco com os membros, a minha pesquisa de movimento inclui a respiração, onde existe um preenchimento e uma continuidade na movimentação. Martha Graham desenvolveu sua técnica voltada para a relação de respiração e movimento, em uma concentração de forças para um centro motor, seguida da irradiação central, em um ritmo de inspiração e expiração.

Foi dentro da experimentação corporal que desenvolvi a partitura apresentada, trazendo esta expressividade e mobilidade através destes princípios. O corpo, ao longo de processos acumula informações e se apropria delas para novas experiências. Essas novas experiências dão abertura e novas possibilidades para continuar o processo coreográfico que junto com o tempo dará muitas ampliações corporais.

Carina Maragno Trombim


Um comentário:

  1. em assunto sobre coluna vertebral, seria muito legal falar sobre a quiropraxia
    se quiser alguma informacao
    www.axisquiropraxia.com.br

    ResponderExcluir