segunda-feira, 5 de julho de 2010

EXPANSÃO CORPORAL


A partir do que foi estudado e explorado na pesquisa sobre a coluna vertebral, emergiram novas questões sobre a partitura apresentada e esta se modificou com relação aos novos experimentos. Minha pesquisa ficou focada na expansão corporal, ou seja, na dilatação do corpo no espaço.
A expansão corporal que trato neste trabalho vem da relação com o corpo no espaço, onde seus movimentos se ampliam com um fluxo de energia maior, este fluxo corresponde muito a respiração. A respiração está como suporte para que a expansão ocorra, os exercícios de Bartenieff baseiam-se na respiração abdominal, ou seja, inspirando-se profundamente até a região do abdômen. A grande maioria dos movimentos acorre na expiração para conectar várias partes do corpo.
Esta respiração trás a dilatação do corpo, como se o enchesse para expandir através de movimentos pelo espaço. Através de experimentações pude focar a respiração como mote inicial de preenchimento para a execução dos movimentos. Segundo Ciane Fernandes, a respiração consiste em um “enchimento” e “esvaziamento” corporais, trazendo vida a todo corpo.
Para a apresentação deste trabalho usei as experimentações realizadas em sala de aula, com a utilização de música para pesquisar e nortear o trabalho, assim destes experimentos, o quadril surgiu como um foco para iniciar a minha movimentação, e dele expandir para o corpo. Os fatores de Rudolf Von Laban, peso, fluxo, tempo e espaço, trouxeram base para ampliar a minha pesquisa e aprofundar na questão de expandir o corpo, com estes fatores pude desenvolver especificamente direções e colocá-las em práticas.
Foi a partir destes experimentos que desenvolvi a partitura, com base na respiração, energia e espaço. Percebo que o meu olhar esta muito presente neste processo, o foco para o espaço externo e o foco para o espaço interno, onde preciso desenvolver e especificar algumas indagações presentes neste ponto.
Carina Maragno Trombim

Referências:

-FERNADES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/ Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2 edição – São Paulo: Annablume, 2006.
-Imagem: Richard Heeks/ Barcroft Media http://akapink.blogspot.com/2009/07/bola-de-sabao.html, acesso em 05/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário