segunda-feira, 5 de julho de 2010

Partes das Partes




Neste bimestre, como objetivo da disciplina de Composição Coreográfica I, foram criadas partituras que trabalhassem em cima do que ficou mais forte na pesquisa anterior sobre a coluna. No meu caso, a minha partitura se baseava na figura de um brinquedo infantil, onde este era uma cobra feita de partes, todas elas ligadas formando um seguimento, que para mim, lembrava uma coluna vertebral. Esse formato em ficou tão forte que, continuei minha pesquisa com foco em partes corporais.

Primeiramente trabalhei partes tentando mover cada parte do meu corpo separadamente, ex: Braço, antebraço, mãos, dedos e escapulas de uma forma continua, sem interrupções de um seguimento para o outro. Porém para isso ocorrer no corpo inteiro com qualidade é muito difícil, então escolhi separar meu corpo em 4 partes e trabalha-las separadamente. Assim ficou: cabeça, braços, tronco e pernas.
Experimentei trabalhar partes de cada parte citada, dividi-las em vários pedaços.

Mas ainda faltava um fator que era muito importante, a continuidade do movimento, a passagem de um seguimento para outro sem perder a ligação entre eles, sem ter quebras. Coloquei como regra que para passar de uma parte para outra tinha que ter um estímulo, algum movimento que fizesse essa "outra parte" se mover e a partir daí ocorrer a passagem. Nos meus experimentos, a ordem das partes se alteravam, começava sempre pelos braços mas o depois nunca era igual. A passagem dos braços para as pernas era bem interessante, pois essa movimentação surgia como cadeia ou corrente que dos braços passava, rapidamente como um caminho ou impulso, e chegava até as pernas, que parecia ser o destino.

Após todas essas experimentações, coloquei mais uma problemática, que era enumerar as partes e por intermédio de uma pessoa, que não conhecia a pesquisa, intervir na movimentação, onde ela iria decidir que seguimentos eu iria mover, quantidades de seguimentos e o tempo de troca desses seguimentos. Assim sendo, foi bem diferente com cada pessoas que fiz o experimento, pois cada um tinha um ritmo de troca e vontades diferentes, o que me fazia mover por diferentes caminhos e de diferentes formas essas partes e assim sem querer e ao mesmo tempo querendo se transforamam no todo.

Alana Muniz de Lima

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