quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novo estudo

Com relação ao meu trabalho neste bimestre, pude trazer um novo olhar para a minha prática. Reorganizei meu trabalho e parti para um novo aspecto da pesquisa. Meu foco agora esta voltado em analisar meu corpo enquanto dança. Dentro de vários olhares minha pesquisa agora esta voltada para a percepção e fluxo natural do movimento. Trabalho com consciente escolha para a movimentação e busco um estudo sobre uma atenção maior para um seqüenciamento de movimentos.

Esta nova visão surgiu de uma condução ou não dos meus movimentos, através de analises de vídeos percebi escolhas que faço para me movimentar, e da pausa busco conscientemente uma nova movimentação. Dentro desta nova percepção trouxe como fundamento os micromovimentos (movimentos internos), para partir a uma movimentação, que pode ser interrompida ou conduzida para outro lugar.

No texto “Desfazendo a fantasia do sujeito (dançante): “Still Acts”em The Last Performance de Jérôme Bel” de André Lepecki afirma sobre os micromovimentos e pequenas percepções do corpo enquanto ele age em sua movimentação. Afirma sobre o sujeito assistir a si mesmo agir, assiste seu corpo desempenhar sua função, e sua mente não esta imaginando nada nem procurando respostas, busca deixar fluir a movimentação, sem inibir o impulso natural desta escolha da movimentação.

Pude perceber uma grande relação com a respiração nas movimentações e levei minha atenção para o desenvolvimento e o percurso de um impulso inicial dos movimentos gerados. Podemos perceber uma conexão orgânica dos movimentos gerados, segundo Gabriela Perez no texto “A repadronização: voltando as raízes para poder atuar” afirma que no interior do corpo existe todo um sistema de conexões, de relações, que devem estabelecer-se para gerar um determinado movimento (...) Todo esse sistema de conexões geradoras do movimento nos permite entender que o sistema nervoso não se situa só na cabeça, mas sim que todo o organismo participa do movimento.

Carina Maragno Trombim

Referências:

-LEPECKI, André. Desfazendo a fantasia do sujeito (dançante): “Still Acts” em The Last Performance de Jérôme Bel.Lições de Dança 5/ Escola de Comunicação e Artes. Curso de Dança; Coordenação Roberto Pereira – Rio de Janeiro: UniverCidade Ed, 2005.

-PEREZ, Gabriela. A repadronizacao: voltando as raízes para poder atuar. Caderno do JIPE-CIT: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade/ Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro/ Escola de Dança. Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas. – N.18, abr. 2008. Salvador (Ba): UFBA/PPGAC, 2008.



CARINA TROMBIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário