sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


“POEMAS DE UMA VIDA” é um dos espetáculos da Cia de dança Juliana Carletto, em estilo Modern Jazz, onde serão homenageadas as músicas e poemas da vida de Vinícius e Moraes, trazendo o público a ver a nossa tão bonita literatura brasileira sendo poeticamente dançada.

As pesquisas de movimentos são propostas de coreógrafas ou por algum integrante do grupo, das pesquisas são tirados movimentos que se tornam seqüências coreográficas, das quais não se é permitido (possível) a utilização de improviso em cena e nem de materiais supérfluos. As qualidades de movimento predominantes no espetáculo são: o fluxo contínuo e estacato.

O cenário será um painel totalmente condizente com a proposta, decorativo e simbólico ele se relacionará com o tema proposto, porém nem nenhum momento os bailarinos terão contato com esse painel. Não se pode dizer que o cenário é uma proposta inovadora, sem contar que o que está em foco nesse espetáculo são os poemas e músicas de Vinícius de Moraes.

Somos em 18 bailarinos em cena, distribuídos em trios, duos, solos, grupos. Na maioria vezes o solista da cena interage com o conjunto, sendo que esse solista não é necessariamente o protagonista da cena. Todos os bailarinos da cia. já tem no mínimo 4 anos de vivência em dança, e a qualidade técnica é de nível percentualmente de nível médio, afinal somos uma cia. amadora.

A obra coreográfica e muito bem distribuída pelo espaço, se utilizando de todos os níveis espaciais durante do todas as seqüências dançadas tanto pelos conjuntos, como pelos trios, duos e solistas. As entradas e saídas de cena são feitas durante todo o decorrer da obra, causando uma forma assimétrica de distribuição no espaço.

Vinicius de Moraes, tema e compositor de toda a trilha sonora utilizada na obra coreográfica, músicas essas conhecidas internacionalmente que serão apresentadas na voz de muitos intérpretes (tornando assim uma obra cantada), sendo assim um tema musical todo nacional, com exceção da música “Garota de Ipanema” que é interpretada em inglês. A música e a dança são completamente dependentes nessa obra, a as seqüências coreográficas foram todas montadas a partir das partituras. Com certeza a obra musical de Vinicius de Moraes se comunica e sugere ideias, as batidas das músicas sugerem movimentos, se tornando uma coisa fácil de se coreografar, e podendo também alternar nos ritmos e qualidade de movimentos durante a mesma música, isso se dá através da melodia usada em cada canção.


Alana Muniz de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário