sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Processo de criação desenvolvido na Cia Viviane Cecconello


O processo coreográfico que será descrito neste texto foi realizado na Cia de dança Viviane Cecconello, durante o ano de 2010 no mês de junho, para o estágio bacharelado do 3 ano de Dança da Faculdade de Artes do Paraná. Esta obra foi apresentada na “Mostra de Danças e Ballet” no dia 27/06/2010, no anfiteatro Sest/Senat no Boqueirão.

A obra colocada em questão tem como titulo “Sensações”, desenvolvida pela professora de contemporâneo da Escola de Dança Viviane Cecconello Paula Pelissari, pois busca a partir do que foi desenvolvido em sala de aula, colocar em cena as sensações que a água trazia para nossos corpos, e foi através destas sensações que nortearam a criação da obra.

O processo de criação desta obra se deu em sala de aula, nas aulas de dança contemporânea. O processo de criação aconteceu com a improvisação em cima do tema proposto pela coreógrafa. A movimentação que surgiu foram bastante criativas e de acordo com a proposta, elas surgiram das integrantes do grupo juntamente com a coreógrafa para a composição de seqüências.

A obra não possui uma narrativa, e sim um tema central que norteou os processos de criação para a movimentação dos bailarinos. O tema é sobre a água e as sensações que ela trás para o nosso corpo. Assim, através de copos com água em cena, onde a água era colocada nos corpos dos bailarinos, foi que a sensação da água foi trazida, para que o corpo entrasse em contato com o tema central da obra.

Em toda a obra coreográfica a qualidade de movimento predominante é de característica fluida. Os movimentos possuem alternância de fluxo (contido e livre), onde os bailarinos transitam por esta alternância. Esta característica surgiu dentro dos jogos de improvisação no processo de criação, pois o tema trás consigo a idéia de fluidez e leveza.

Esta obra não possui um figurino especifico, todos os bailarinos dançaram com collant, calça preta e descalços. Este figurino ajudou na visualização dos movimentos, porem não contribuiu para um enfoque maior na proposta do coreógrafo, das sensações da água no corpo.

A obra possui em toda sua criação um enfoque centrado no tema, e assim contribuiu para que os jogos de improvisação realizados em sala de aula tivessem conexão com o desenvolvimento de movimentações trazendo uma coerência entre a movimentação dos bailarinos e o tema proposto.

O artista encontra os mais diversos meios de armazenar informações, que atuam como auxiliares no percurso de concretização da obra, e que nutrem o artista e a obra em criação, assim existe um registro de experimentações, deixando transpor a continuidade para a concretização da obra.

Carina Maragno Trombim

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