sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

UNO


Como já fiz o estágio de bacharelado a três anos atrás, falarei um pouco da construção do solo UNO, que fez parte da primeira temporada da Téssera Cia de dança onde tive participação efetiva na pesquisa de movimentos e na construção coreográfica.
A idéia principal era a criação de um solo masculino de dança contemporânea. Em meio a um emaranhado de idéias de construção cênica, fui direcionado pela coreógrafa Cristiane Wosniak a pesquisar movimentos baseados na minha trajetória pela dança e meus conflitos internos e externos relacionados às tomadas de decisão dos últimos anos que tive.
Colocar questões pessoais em cena era algo até então novo para mim, já havia dançado sobre a vida de outras pessoas, conflitos de terceiro. Essa imersão nos meus trajetos pessoal me fez experenciar um novo momento na minha carreira artística. Segundo BONDÍA no seu texto NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA E O SABER DE EXPERIÊNCIA: “a experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca...” Me permiti adentrar os meus espaços mais ocultos e vasculhar lugares que até então preferia não enfrentar.
Tal experiência trouxe a tona um roteiro, uma história contínua e repetitiva, que logo se transformou em pesquisa de movimento e daí foram desenvolvidas células/frases coreográficas.
BONDÍA pontua que a experiência é cada vez mais rara por falta de tempo. Eu me permiti demorar, sempre que alguma descoberta era feita, fiquei um tempo desvelando tal trecho, entendendo porque aquele estímulo se manifestava, insistindo e experenciando suas nuances até partir para a codificação (toda a pesquisa de movimentos partia dos estímulos que vinham de memórias e experiências pessoais – o que me movia a me mover)
Ao final do processo tivemos a obra UNO, coreografia de em média 5 minutos, refletindo a história de uma andante em crise com sua vida, com questionamentos sobre seu ‘onde’, seu território, seus amores. Enfim, um errante comum se permitindo experenciar novidades e querendo estar em dois lugares ao mesmo tempo.


Israel Becker

Bailarino e graduando no 3º ano pela Faculdade de artes do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário