sábado, 25 de junho de 2011

Corpo, Mente, Percepção.

Boa Tarde.

Neste momento, em minha pesquisa – Percepção Sonora do Ambiente – estou focando na percepção do ambiente e suas funções no cérebro. Surgem questões como:

- Quais as informações que o corpo recebe?

- Como selecionar estas informações?

- Como “traduzir” estas informações em movimento afim de organiza-las com uma proposta corporal/cênica/artística ?

Estou realizando experiências práticas e teóricas, com embasamento no livro – Corpo, Mente, Percepção: Movimento em BMC e Dança da Lela Queiróz. Quem ainda não leu este livro, faça esta experiência. Ele é ótimo para todas as pesquisas.

O livro explora as relações do corpo com o ambiente. Com conceitos como o de corpomídia proposta por Helena Katz e Cristine Greiner, o de inconsciente cognitivo de Lakoff e Johnson, entre outros, o livro trata dos campos: BMC e Dança.

“… A mídia à qual o corpomídia se refere diz respeito ao processo evolutivo de selecionar informações que vão constituindo o corpo. A informação se transmite em processo de contaminação.” (Greiner, 2005:131)

“De uma perspectiva biológica, é eminentemente plausível que o raciocínio brotou dos sistemas sensório e motor e que ainda usa esses sistemas ou estruturas desenvolvidas a partir deles.” (Lakoff & Johson, 1999: 43)

Trata também do movimento como o propulsor de todas as redes de informação e interação com o ambiente, contribuindo para a construção de um corpo que comunica e nesse corpo comunicador, o movimento é a condição da comunicação, pois corpo e ambiente estão sempre em constante transformação, uma vez que o fluxo de informações entre ambos não estanca.

Outra questão importante abordada no livro é a percepção que é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais a partir do histórico de vivências passadas. Através desta percepção, um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

Franciele Pasturczak

Nenhum comentário:

Postar um comentário