terça-feira, 21 de junho de 2011

SALÃO X PALCO

Nos tempos de hoje podemos perceber que a dança de salão vem deixando de ser apenas uma prática social realizada em salões, algo mais reservado e formal, e conquista espaço entre amantes e estudantes da dança de uma forma geral. Há uma forte tendência atual a compreender a dança de salão como Arte por parte de nomes respeitáveis na área de dança.

Partindo dessa conquista é mais comum nos depararmos com apresentações públicas dessa prática, uma dança antes voltada somente para bailes, hoje abrange um grande número de praticantes e amantes e conquista um público leal e também critico. Assim as danças de salão são inseridas no ambiente cênico, o palco, sendo consideradas como produtos artísticos.

A partir dessa conquista do “novo território” me surgem perguntas do tipo: como um corpo antes somente social, condicionado a dançar formalmente em salões pode transformar-se em um corpo cênico, um corpo artístico, expressivo e preparado tecnicamente? Poderá todos os corpos antes atuantes de salões atuarem em palcos?

Venho buscando achar tais respostas e tenho encontrado muitas coisas referentes e que fazem ponte com o tema acima abordado em textos que ressaltam a multidisciplinaridade na dança de salão. Segundo Piaget, “na multidisciplinaridade, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si”. E também em textos que tratam de performance, como o de Cristine Greiner (Dança/Performance no Brasil: Paisagem do risco).

O livro que estou lendo atualmente é Samba de Gafieira, a História da Dança de Salão Brasileira” de Marco Antonio Perna, nele encontro a historia da Dança de Salão no Brasil, o que tem me ajudado a traças caminhos para encontrar as respostas que desejo. “Por ser uma manifestação do momento, uma dança de salão pode surgir a partir de outra(s), bem como desaparecer ou sofrer modificações ao passar dos anos (PERNA, 2005, pag. 10).”

Outro meio de me “atualizar” e me aprofundar é contar com sites diretamente relacionados à dança de salão como o da revista Dança em Pauta: (http://www.dancaempauta.com.br); e o blog Dance a Dois: (http://blog.danceadois.com.br/um-pouco-sobre-a-historia-da-danca-de-salao) onde são abordados vários assuntos ligados diretamente a dança de salão em si, contando também com artigos e entrevistas com profissionais da área.

* JULIANA GOMES DIAS*


Um comentário:

  1. Não esqueça da seção artigos do dancadesalao.com
    http://www.dancadesalao.com/agenda/agfaq.php

    ResponderExcluir